23 de Setembro de 2022
Hardening: por que e como melhorar a segurança dos servidores?
A segurança dos servidores tem se tornado uma das questões mais estratégicas e importantes para as empresas. Com uma quantidade de dados cada vez maior, é preciso fortalecer os sistemas e aprimorar a segurança dos servidores corporativos.
O objetivo do processo de hardening é conhecer os riscos que os dados corporativos podem sofrer e antecipar as medidas necessárias para reduzir a superfície de ataque (interno ou externo).
Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura e confira!
O que é hardening?
O hardening (ou fortalecimento) é um conjunto de ferramentas, técnicas e práticas que têm como objetivo reduzir os riscos de segurança de um sistema, principalmente por meio da diminuição da superfície de ataque, sendo fundamental para reduzir as vulnerabilidades, proteger dados corporativos contra ameaças e ataques e eliminar processos não necessários.
Isso significa que esta metodologia consiste em mapear as ameaças, mitigar os riscos e executar atividades corretivas, em um trabalho constante e que deve envolver todos os funcionários da empresa.
Para tanto, é necessário realizar ações pautadas em três grandes pilares:
- Princípio de mínimo privilégio: consiste em oferecer aos usuários o mínimo de permissão necessário para realizarem suas operações. Ao instalar uma aplicação que não precisa de permissões de “admin”, por exemplo, a preferência será por utilizar uma conta não privilegiada ao invés de um usuário “admin”.
- Segmentação: consiste na utilização de tecnologias de containers, em que cada processo só poderá acessar seu próprio segmento de memória, impedindo-o de acessar outros recursos do sistema operacional.
- Redução: consiste em eliminar todos os serviços, softwares e aplicações que não sejam estritamente necessários para o funcionamento do sistema.
Como implementar o hardening?
Considerando que os dados são os principais ativos de uma empresa e que cada vez mais as tecnologias em nuvem têm se tornado parte das estratégias de negócio, é fundamental contar com uma infraestrutura segura.
A seguir, confira algumas recomendações para a implementação do hardening de sistemas e servidores em sua empresa:
Renomear ou desativar contas internas
Esta é uma das primeiras e mais importantes etapas para o fortalecimento do seu sistema. Ela consiste em desabilitar ou renomear credenciais que possam revelar que determinado usuário tem privilégios administrativos. Assim, as contas internas devem conter nomes exclusivos e não descritivos.
Além disso, é fundamental que tais contas possuam senhas complexas, com pelo menos oito caracteres, incluindo caracteres alfanuméricos, não alfanuméricos, maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais.
Determinar protocolos necessários
Normalmente, os sistemas e aplicações vêm configurados com um determinado protocolo padrão ou não criptografado.
Se um sistema estiver utilizando um protocolo não criptografado, poderá enviar informações confidenciais pela rede e um invasor que está monitorando o tráfego da rede poderá interceptar tais dados.
Por isso, é fundamental determinar quais são os protocolos necessários para o funcionamento da rede corporativa e dar preferência para protocolos criptografados como HTTP, SSH e FTPS.
Identificar e remover aplicações desnecessárias
Muitos softwares e sistemas são conhecidos por conter serviços e componentes não essenciais que são executados em segundo plano. Além de utilizar recursos críticos do sistema, isso aumenta as vulnerabilidades e as superfícies de ataque por parte de invasores.
Assim, é fundamental ativar apenas os recursos, scripts e drivers que sejam estritamente necessários para uma determinada operação ou estação de trabalho.
Realizar atualizações de segurança
Como o próprio nome indica, as atualizações de segurança são importantes para minimizar as brechas de segurança e vulnerabilidade das versões anteriores dos sistemas.
Além de evitar ataques de execução remota, isso impede que os invasores realizem a “exploração de memória” dos ativos.
Elaborar análises e testes de validação
Mais do que implementar os processos de hardening, é importante validar esse trabalho de forma constante.
Portanto, é preciso analisar as vulnerabilidades, identificar ativos fora do padrão estabelecido e realizar testes de intrusão periodicamente. Esses testes irão ajudar a identificar os ajustes necessários no processo para que todo o sistema esteja protegido de forma eficiente.
Saiba mais sobre hardening e segurança da informação com a Cyss
A segurança dos servidores das redes corporativas é um assunto de extrema importância, principalmente quando consideramos o cenário em que os dados são os ativos mais valiosos para suas operações.
Neste sentido, implementar o hardening é fundamental para mapear os riscos e minimizar as ameaças aos sistemas de uma empresa.
Para saber mais sobre como aumentar a segurança da informação corporativa, leia outros artigos em nosso blog e entre em contato com a Cyss!
A Importância da Análise de Riscos de Segurança Cibernética
A análise de riscos de segurança cibernética é uma prática...
Ver maisComo a Solução Cyber LGPD Atende às Demandas do Provimento 149/23 do CNJ e Facilita a Adequação dos Cartórios à LGPD
Para alcançar essa conformidade de maneira eficaz, rápida e acessível,...
Ver mais