Contrato de manutenção em informática: porque sua empresa deve ter?

Contrato de manutenção em informática
Contrato de manutenção em informática Foto: Freepik

Qualquer que seja a área de atuação de uma empresa, contar com uma estrutura em tecnologia da informação ou um contrato de manutenção em informática é um dos pontos fundamentais para garantir o pleno funcionamento de seus processos. 

Afinal, já imaginou estar na reta final de entrega de um projeto ou de uma grande venda e, subitamente, seus computadores perderem acesso ao servidor ou apresentarem outro problema técnico? 

Muitas empresas não entendem a importância do contrato de manutenção em informática até que suas redes ou equipamentos deixam de funcionar em um momento crítico e causam certo prejuízo às suas operações. Neste artigo, vamos explicar o que é e porque o contrato de manutenção em informática é tão importante para que sua empresa continue entregando valor para seus clientes. Continue a leitura e confira! 

Contrato de manutenção em informática Foto: Freepik

Saiba mais sobre contrato de manutenção.

O contrato de manutenção de informática é um contrato de prestação de serviços, em que a empresa terceirizada desempenha o papel de departamento de tecnologia da informação da sua organização. 

Desta forma, durante o período pré-determinado em contrato, sua empresa terá todo o suporte e gerenciamento dos sistemas e equipamentos, garantindo mais segurança e economia para suas operações. 

Para isso, a empresa contratada deve fazer o levantamento de todas as necessidades e demandas da sua rede, realizar e aprovar o orçamento e formalizar o contrato. Assim, ela passará a atuar, estando à disposição da sua organização nos períodos determinados. 

Dentre os serviços que podem ser solicitados no contrato de manutenção em informática estão:

• Manutenção preventiva e corretiva de redes, sistemas e equipamentos;

• Suporte técnico remoto, por telefone ou presencial;

• Instalação de softwares; 

• Atendimentos ou visitas técnicas, inclusive para emergências. 

Desta forma, além de garantir mais agilidade na resolução de problemas técnicos, a empresa passa a ter “seu próprio departamento de TI”, a um custo muito menor do que contratar funcionários com carteira assinada. 

A seguir, confira essas e outras vantagens de contar com esse modelo de operação em tecnologia da informação!

Vantagens do contrato de manutenção em informática

Contrato de manutenção em informática Foto: Freepik

Como dissemos, existem diversas vantagens de optar por um contrato de manutenção em TI. A seguir, confira 7 desses principais benefícios:

  1. Redução de custos com pessoal: com o contrato de manutenção, sua empresa não precisará de um ou mais funcionários em tempo integral, o que gera economia nos encargos e impostos;
  2. Redução de custos com equipamentos: com a manutenção preventiva em dia, os equipamentos sofrem menos desgastes e têm sua vida útil ampliada;
  3. Aumento da produtividade: ao operar equipamentos em perfeitas condições, sua empresa economiza tempo ocioso dos funcionários;
  4. Facilidade na resolução de problemas: ao encontrar falhas técnicas, sua empresa poderá contar com o suporte de uma equipe especializada e confiável de forma rápida e eficaz;
  5. Atendimento personalizado, consultoria e orientações: além de conhecer as demandas específicas da sua organização, a empresa terceirizada pode oferecer orientações de melhorias e de segurança para sua rede;
  6. Restrições e controle: com o suporte da empresa de TI, você poderá implementar um maior controle da sua rede corporativa, garantindo mais segurança para sua empresa e mais produtividade para seus funcionários;
  7. Rotina de backups e equipamentos substitutos: além de evitar a perda de dados críticos para os seus processos, isso faz com que sua empresa não precise parar quando os equipamentos passarem por uma assistência mais complexa.

Não é novidade alguma que o conhecimento especializado é um dos principais recursos das empresas que querem se destacar em um mercado competitivo. 

No entanto, para que a aplicação do know-how dedicado ao crescimento de sua empresa seja feito de maneira eficiente, segura e transparente, é necessário contar com uma estrutura de tecnologia de informação adequada. 

Contrato de manutenção em informática Foto: Freepik

Portanto, se você deseja contar com o suporte de uma equipe especializada a um custo menor do que montar um departamento de TI dentro da sua própria empresa, o modelo de contrato de manutenção em informática é uma excelente opção. 

Além de garantir mais segurança, agilidade e economia, você certamente estará investindo em produtividade e conformidade para sua organização. 

Entre em contato com a Cyber Sul Solutions e saiba mais sobre o Cyber Suporte, nosso serviço de contrato de manutenção de informática.

WhatsApp chat