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Até pouco tempo atrás, a TI era vista como um setor à parte da empresa, reduzido a poucos colaboradores e acionado apenas para “apagar incêndios” relacionados à área.

No entanto, em um cenário de transformação digital, é necessário mais do que reagir aos problemas.

É necessário ter um planejamento estratégico de TI, para aproveitar as oportunidades do mercado, otimizar processos e gerar mais competitividade para a empresa.

A TI pode ser utilizada para ajudar sua empresa a alcançar suas metas e objetivos. E é justamente com o planejamento estratégico de TI que é possível sistematizar suas ações.

Neste artigo, falaremos sobre como estruturar e organizar esse setor tão importante para o negócio. Então, continue a leitura e confira.

 

 

O que é o planejamento estratégico de TI?

O planejamento estratégico de TI é o processo de elaborar uma estratégia para colocar a tecnologia no centro das tomadas de decisão.

Ou seja, trata-se de utilizar os sistemas de informação a favor do negócio e não apenas limitá-los a tarefas operacionais e reativas, apagando incêndios tecnológicos que acontecem na empresa.

Com uma TI estratégica, é possível analisar a viabilidade de determinados projetos, sugerir processos mais ágeis e incorporar a tecnologia nas decisões do negócio.

Assim, é possível obter uma alta performance e gerar valor para os clientes, resultando em uma maior competitividade.

Para tanto, é preciso que o planejamento estratégico de TI esteja alinhado aos valores e objetivos estratégicos da organização.

Se sua empresa pretende fazer uma expansão geográfica, por exemplo, a TI precisa ser acionada, para que a estrutura tecnológica possa acompanhar essa nova etapa.

Saiba mais sobre planejamento estratégico.

 

Quais os benefícios do planejamento estratégico de TI?

As maiores empresas do mundo já são orientadas pela tecnologia, ou seja, têm um planejamento estratégico de TI robusto e bem aplicado.

Mas, afinal, quais são os benefícios de contar com uma TI estratégica? Algumas das principais vantagens que podemos citar são:

  • Redução de custos e escalabilidade;
  • Ciência de dados, ou seja, utilizar dados para obter insights para tomadas de decisão;
  • Inovação, dinamismo e produtividade;
  • Reforço da segurança da informação;
  • Conectividade, aprimorando o atendimento ao cliente;
  • Transparência na comunicação.
 

Como elaborar um planejamento estratégico de TI?

Antes de seguir com as dicas, é preciso ter em mente que não existe uma “receita de bolo” ou uma única forma de elaborar um planejamento estratégico.

Isso porque cada empresa tem seus próprios objetivos, forças e fraquezas. Não existem dois planejamentos estratégicos iguais – e a TI deve estar alinhada às necessidades da empresa e do setor em que atua.

Dito isso, existem algumas etapas que podem te ajudar a elaborar uma estratégia assertiva. Confira a seguir.

 

  1. Defina a estratégia corporativa

Antes de definir a estratégia do departamento de TI, é necessário entender os objetivos gerais do negócio.

Assim, as estratégias de cada setor individual irão reforçar e não combater os objetivos corporativos.

 

  1. Entenda o cenário da TI

Agora, é hora de entender o contexto interno da sua TI.

Qual é a sua capacidade atual? Quais são as suas vulnerabilidades? Sua equipe está bem qualificada e motivada? Quais são as tecnologias que podem afetar positiva e negativamente o setor?

É preciso avaliar a estrutura organizacional, de hardware e software, além dos projetos de TI atuais.

 

  1. Defina os objetivos

Neste momento, é preciso elaborar uma previsão de onde sua empresa deseja chegar quando as mudanças forem implementadas.

Otimização de processos, redução de custos, aumento da produtividade ou segurança. Estes são apenas alguns exemplos, mas é preciso elaborar metas de TI alinhadas aos objetivos organizacionais.

Defina metas realistas e desafiadoras, que impulsionam a inovação.

 

  1. Mapeie as soluções

Com base no cenário interno (e externo), é possível entender onde sua empresa está e para onde deve ir.

Assim, é necessário analisar todas as soluções tecnológicas disponíveis no mercado para ajudar sua empresa a atingir o resultado esperado.

É hora de selecionar as ferramentas que melhor se adaptam à rotina operacional da sua empresa.

 

  1. Crie um plano de execução e monitoramento

Além de detalhar as estratégias escolhidas após o mapeamento, o plano de execução define os parâmetros que serão utilizados para avaliar o processo.

Assim, você deverá definir os indicadores de performance e as iniciativas a serem adotadas pelo departamento de TI. Ambos devem refletir a mudança esperada e, ao longo do tempo, podem ser modificados, conforme o cenário também se transforma.

Determine uma frequência para realizar o monitoramento e verificar se as metas estão sendo atingidas e gerando os resultados esperados.

 

 

Conte com uma empresa especializada

Como foi possível perceber, elaborar um planejamento estratégico de TI é uma tarefa complexa, que demanda tempo, comprometimento e pesquisa.

Portanto, contar com uma empresa especializada para realizar esse trabalho pode ser a solução para realizar um planejamento assertivo e eficiente.

 

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