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23 de Setembro de 2022

Teste de backup: entenda a importância e como funciona o processo

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Uma das etapas mais importantes quando o assunto é segurança da informação é a rotina de backups, em que os dados financeiros e de clientes podem ser recuperados facilmente, caso haja uma situação de perda ou invasão. Porém, para que essa restauração seja feita com sucesso, é preciso realizar uma etapa essencial: o teste de backup.

Os dados são o novo petróleo, um dos ativos mais importantes para qualquer tipo de negócio. Portanto, é fundamental garantir que eles estejam sempre seguros, protegidos contra ataques cibernéticos ou mesmo perdas acidentais.

Afinal, ainda que os backups sejam um processo automático, as configurações mudam e é preciso realizar manutenções periódicas para garantir a eficiência do processo. Assim, o teste de backup é indispensável para garantir a segurança da sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!

 

Afinal, o que é um teste de backup?

Mais do que possuir uma cópia de segurança dos arquivos críticos para o negócio, é preciso garantir que este backup esteja funcionando corretamente.

Afinal, se o backup não estiver completo, seria como perder esses dados – o que representa um grande prejuízo para sua empresa, certo?

Por isso, para garantir a continuidade das operações mesmo em cenários adversos, a etapa de restauração dos dados deve acontecer de forma precisa e eficaz. E é justamente por essa razão que os testes de backup são tão importantes!

Assim, tais testes são processos periódicos que têm como objetivo verificar a eficácia da criação das cópias de segurança, seu armazenamento e, principalmente, sua recuperação (ou restore).

 

Por que é tão importante realizar um teste de backup?

A verdade é que os backups corporativos que não passam por testes regulares podem ser completamente inúteis.

Sem esses “check-ups”, sua empresa corre o risco de falha na recuperação dos dados – e perda total das informações que estava tentando restaurar.

Portanto, programar rotinas automáticas de backups não é o suficiente. É preciso realizar testes na frequência adequada para identificar possíveis erros, vulnerabilidades e pontos de melhorias no processo.

Assim, quando realmente for necessário recuperar os dados, sua empresa terá mais garantias de que o procedimento será feito de forma correta e sem riscos de perda.

 

4 dicas para realizar um teste de backup bem-sucedido
  1. Planejamento é fundamental

Assim como em qualquer processo envolvido na segurança da informação, é importante contar com um bom planejamento para a realização dos testes de backup.

Assim, deve-se ficar atento às demandas e aos critérios da própria empresa, determinando a importância desta etapa para as suas atividades. Alguns pontos de atenção são:

  • Quais são os custos da indisponibilidade dos dados para a organização?
  • Por quanto tempo o banco de dados da empresa pode ficar indisponível?
  • Qual o limite de dados que a empresa tolera perder em caso de incidentes?
  • Os backups e os testes serão realizados internamente ou por profissionais terceirizados? Sua equipe conta com disponibilidade e expertise para executar essa tarefa de maneira adequada?

 

  1. Determine os backups que serão testados

Nem sempre é possível realizar o teste de todos os backups existentes, devido a uma limitação de tempo e recursos.

Portanto, é importante priorizar os backups mais críticos e importantes para o funcionamento das operações – e aqueles com maior nível de confidencialidade, por exemplo.

Assim, dados que exigem um tempo de recuperação mais curto certamente devem ser testados. Os sistemas e aplicações que dependem de tais dados também são de extrema importância e devem ser igualmente testados.

 

  1. Estabeleça a frequência dos testes

Naturalmente, a periodicidade dos testes de backup irá depender do nível de criticidade e relevância dos dados corporativos, determinado anteriormente.

Com base na prioridade de cada informação, é possível elaborar um cronograma de testes confiável.

Dados que são pouco utilizados no dia a dia podem ser testados uma vez ao ano, enquanto informações mais estratégicas devem passar pelo processo pelo menos uma vez a cada três meses (ou mesmo mensalmente).

 

  1. Determine a abordagem para o teste de backup

Ainda que o objetivo de um teste de backup seja sempre garantir a integridade dos dados armazenados, não existe uma única abordagem para realizá-lo.

Duas das abordagens mais comuns são:

  • Teste de restore: simula cenários de restauração de dados, verificando se as informações poderão ser recuperadas de forma adequada caso necessário.
  • Teste da funcionalidade do sistema: verifica se os sistemas de backup estão iniciando corretamente, checa a interação do sistema com o usuário e investiga a eficácia dos recursos de automação.

 

Neste artigo, falamos sobre a importância do teste de backup para a segurança da informação da sua empresa – e como realizar esse procedimento de forma eficaz.

Para saber mais sobre o assunto, leia outros artigos em nosso blog e entre em contato com a nossa equipe!

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