A tecnologia e a internet têm se tornado indispensáveis na vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que podem ser muito positivas para o nosso dia a dia, em excesso elas podem gerar o chamado esgotamento digital.
Em um mundo com tantas informações, cada vez mais rápidas, estamos nos tornando mais ansiosos, agitados e dependentes das tecnologias e redes sociais. Não é difícil pensar em alguém que vive conectado, o tempo inteiro – e talvez essa pessoa seja você mesmo.
Por isso, o esgotamento digital é um tema muito comum nos dias atuais, trazendo consequências para a nossa saúde e afetando nossa vida pessoal e profissional. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!
O que é o esgotamento digital?
Provavelmente, você já ouviu o termo burnout. Em 2019, o chamado esgotamento profissional foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da OMS e é descrito como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho.
O burnout é caracterizado pela sensação de esgotamento, sentimentos negativos em relação ao trabalho e redução da eficácia no âmbito profissional.
Quando falamos em esgotamento ou burnout digital, estamos nos referindo a um conjunto de sintomas que incluem ansiedade, exaustão e apatia que surgem devido ao uso excessivo dos dispositivos digitais.
Com o modelo de home office, isso tem se tornado ainda mais recorrente. Afinal, passamos muito tempo online, devemos responder tudo com agilidade e estar disponíveis em qualquer lugar e a qualquer momento.
Realizar inúmeras tarefas ao mesmo tempo em diferentes dispositivos e ainda lidar com o excesso e a velocidade dos conteúdos das redes sociais pode afetar nossa saúde. E o esgotamento digital é uma prova disso.
Alguns dos sintomas do esgotamento digital são:
- Necessidade de estar sempre online, sem conseguir se desligar no final do dia;
- Dificuldade de separar o trabalho e a vida pessoal;
- Diminuição do interesse no trabalho;
- Redução da energia e sensação de fadiga;
- Dificuldade de concentração;
- Frustração constante;
- Problemas de sono (dificuldade para dormir ou um sono cada vez menos reparador);
- Dores no peito.
Em muitos casos, não nos damos conta do esgotamento digital. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais e entender as suas consequências para a nossa saúde.
A seguir, confira algumas dicas para manter uma relação saudável com as redes sociais e o mundo digital como um todo.
O que é síndrome de burnout e como evitá-la
Engajamento corporativo: crie narrativas que transformam
Como prevenir e lidar com o esgotamento digital?
Assim como em qualquer âmbito de nossas vidas, é fundamental estabelecermos nossos próprios limites. Cabe a nós fazer um filtro e definir as regras que irão nos permitir viver uma relação saudável com a tecnologia.
Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para prevenir e lidar com o esgotamento digital. Confira!
- Desligue notificações desnecessárias: sempre que baixamos um novo aplicativo no celular, passamos a receber notificações, muitas vezes desnecessárias. Por isso, para evitar se distrair a todo momento com o celular, desligue aquelas que não sejam estritamente úteis.
- Estipule horários e limite seu tempo de tela: a maioria dos celulares têm a opção de limitar o tempo de tela e até mesmo de aplicativos específicos. Estipule horários do dia para usar os dispositivos móveis e reduza as chances de ficar sobrecarregado com o mundo online.
- Não use dispositivos móveis à noite: além de atrapalhar o ciclo circadiano, a luz artificial da tela pode nos deixar inquietos e tornar nosso sono fragmentado. Por isso, tente deixar o celular de lado algumas horas antes de ir dormir.
- Tenha momentos offline e/ou faça um detox digital: exercício físico, meditação, leitura ou qualquer outra atividade fora das telas já irá aliviar a sensação de esgotamento digital. Além disso, se estiver disposto e houver a possibilidade, experimente uma desintoxicação digital, ficando longe do celular por algumas horas, dias ou semanas.
Em um mundo em que a avalanche de informações é cada vez maior, devemos nos atentar aos riscos do esgotamento digital. Por isso, se você estiver preocupado com a sua saúde física e mental, não deixe de agir e procurar ajuda, se necessário.
Quer saber mais sobre bem-estar e segurança no mundo digital? Então, acompanhe outros artigos em nosso blog!