Os cibercriminosos criadores de malware estão sempre buscando novas maneiras de infectar os computadores de suas vítimas – e é preciso ficar atento para proteger seus dados de programas maliciosos.
Muitas vezes, os ataques chegam na forma de softwares e programas maliciosos, baixados sem o controle ou o consentimento do usuário.
Além das proteções dos aplicativos de antivírus, existem algumas formas de reconhecer esse tipo de golpe e proteger os seus dispositivos.
Continue a leitura e confira nossas dicas!
Como funcionam os programas maliciosos e indesejados?
Atualmente, existem milhares de tipos de ciberataques, cada um funcionando de uma forma diferente.
No entanto, alguns casos se repetem com maior frequência.
É o caso da instalação de programas e softwares enganosos. Normalmente, eles são introduzidos quando os usuários baixam aplicativos da internet – especialmente em sites e lojas não oficiais.
Alguns desses aplicativos são empacotadores de softwares, ou seja, são empacotados com outras aplicações, sendo instalados sem a autorização do usuário.
Assim, ao serem baixadas, as aplicações são agrupadas com malwares e outros softwares indesejados, tais como plugins e adwares de navegador intrusivos.
Existem alguns indícios de que você pode estar diante de um programa nocivo, tais como a alteração dos recursos ou configurações do navegador, mensagens excessivas sobre a integridade do dispositivo e anúncios (pop-ups) que não podem ser fechados facilmente.
Além dessas indicações, existem outras formas de proteger o seu dispositivo e nós te mostraremos a seguir. Confira!
Como evitar a infecção por softwares e programas maliciosos?
Como dissemos, os cibercriminosos têm aplicado golpes cada vez mais complexos para infectar dispositivos dos usuários e obter acesso aos seus dados.
Por isso, é preciso mais do que redobrar a atenção ao navegar na internet e ficar atento a qualquer situação suspeita.
A seguir, confira algumas formas de evitar infecções por softwares e programas maliciosos.
-
- Ao se deparar com uma oferta “muito boa para ser verdade”, desconfie. Um jogo ou software que é pago sendo oferecido gratuitamente pode não ser realmente gratuito – e custar a sua segurança digital.
-
- Além de ser ilegal, baixar conteúdo pirata pode expor seu dispositivo a malwares. Por isso, desconfie de programas oferecidos em outros sites que não o oficial do desenvolvedor.
- Além de ser ilegal, baixar conteúdo pirata pode expor seu dispositivo a malwares. Por isso, desconfie de programas oferecidos em outros sites que não o oficial do desenvolvedor.
-
- Se o aplicativo alterar o idioma durante o processo de instalação, fique atento. Isso pode ser uma indicação de que o programa está coletando informações sobre o seu dispositivo no momento da instalação.
-
- Desconfie se o programa de instalação fizer ofertas de diversos aplicativos inesperados ou indesejados. Geralmente, os cibercriminosos desenvolvem muitas telas em sequência para confundir e frustrar o usuário, que pode acabar aceitando algum software malicioso sem perceber.
-
- Se o programa de instalação terminar o processo sem instalar o que você queria, desconfie ainda mais. Em alguns casos, é gerado um link onde supostamente você poderá finalmente obter o jogo ou aplicação que deseja. Porém, você pode acabar recebendo um malware de presente.
-
- Se perceber que há algo de suspeito no programa, pare o processo de instalação imediatamente. Normalmente, não existe um botão para isso (já que os cibercriminosos querem dificultar sua vida), mas você pode forçar a parada. Pressione as teclas CTRL + ALT + DEL ao mesmo tempo, encontre o programa suspeito entre aqueles que estão em execução e clique em “Finalizar tarefa”.
-
- Os programas de antivírus mais modernos conseguem detectar um golpe oculto, alertando os usuários. Mesmo que pareça um programa legítimo, confie em seu antivírus e deixe que ele proteja seu dispositivo.
- Os programas de antivírus mais modernos conseguem detectar um golpe oculto, alertando os usuários. Mesmo que pareça um programa legítimo, confie em seu antivírus e deixe que ele proteja seu dispositivo.
-
- Se depois da instalação você perceber que pode estar diante de um software ou programa malicioso, desinstale tudo o que foi instalado com ele e faça um escaneamento completo de seu dispositivo com o seu antivírus.
Proteja seus dispositivos de forma completa
Além das dicas que demos acima, existem outras formas de proteger seu computador ou outros dispositivos contra softwares e programas maliciosos.
Manter o sistema operacional atualizado, tomar cuidado com sites mal-intencionados e ficar atento a links e anexos suspeitos são boas práticas da segurança da informação. Assim, você poderá reconhecer e evitar a infecção por malware e outros programas maliciosos.
Quer saber mais sobre como aumentar a proteção da sua empresa no mundo digital? Leia outros conteúdos sobre segurança da informação no blog da Cyber Sul Solutions!