Energia relacional positiva e liderança: como potencializar resultados?

A pandemia afetou o bem estar e a energia de muitos. Mais do que nunca, líderes que energizam positivamente são necessários.

Mas não estamos nos referindo a uma positividade tóxica, que fecha os olhos para os desafios, tensões e pressões do dia a dia corporativo. Aqui, estamos falando de uma demonstração ativa de valores.

De acordo com pesquisas, mais do que o carisma, a influência ou o poder, a principal característica dos líderes de sucesso é a sua energia relacional positiva: a energia trocada entre pessoas que ajuda a entusiasmá-las e renová-las.

 Neste artigo, vamos mostrar como a liderança positiva e a energia relacional positiva podem ser fatores importantes para bons resultados organizacionais – e como aplicá-las em sua empresa.

Continue a leitura e confira!

O que é liderança positiva?

Baseada nos conceitos da Psicologia Positiva, a liderança positiva busca valorizar os potenciais, as motivações e as capacidades humanas, de modo a tornar as pessoas mais saudáveis, felizes e prontas para se superarem.

Trata-se de oferecer um novo olhar para as competências individuais.

Nas escolas, por exemplo, é comum haver aulas de reforço para os alunos com dificuldades de aprendizado em determinados assuntos. Por outro lado, raramente vemos aulas de aperfeiçoamento, para que aqueles que são bons se destaquem ainda mais.

A liderança positiva caminha contra essa lógica. Um bom líder sabe que, ao despertar e estimular o melhor de sua equipe, inevitavelmente irá potencializar seus resultados.

Liderar positivamente não é ignorar os erros ou fragilidades, mas potencializar os pontos fortes de cada um.

Características da liderança positiva

Através de uma energia relacional positiva, é possível despertar o melhor de cada um, tornando-os mais motivados e produtivos.

A seguir, confira as principais características de uma liderança positiva:

  • Gerenciamento do clima organizacional: é fundamental estabelecer uma relação de confiança, reconhecimento e respeito mútuo, para que todos os membros da equipe possam manter uma relação saudável.
  • Cultivo de bons relacionamentos: a qualidade da relação entre os funcionários afeta significativamente a produtividade e o engajamento de todos. Por isso, é importante cultivar laços baseados na colaboração e respeito.
  • Estabelecimento de uma comunicação eficiente: é preciso transmitir informações importantes de forma positiva, especialmente no que diz respeito às metas e objetivos da empresa.
  • Construção de um significado positivo: o líder deve ajudar os funcionários a estabelecer um valor positivo para o seu trabalho, aumentando sua motivação, satisfação e desempenho.

Qual a importância da energia relacional positiva para as empresas?


Certamente, você conhece alguém com uma energia relacional positiva: uma pessoa que desempenha uma liderança autêntica e baseada em valores. Uma pessoa que demonstra e cultiva virtudes como humildade, perdão, integridade, generosidade e reconhecimento.

Invariavelmente, as pessoas ao redor de um energizador positivo também florescem. Todos se tornam energizados, inspirados e conectados.

A nível corporativo, esse efeito também existe. Estudos mostram que, quando o líder possui uma energia relacional positiva, sua equipe tem níveis mais altos de engajamento e bem-estar, ao mesmo tempo que possui menor rotatividade.

Além disso, os números também são positivos. Ocorrem retornos superiores dos acionistas e os resultados de lucratividade e produtividade das empresas excedem as médias do setor.

Como isso é possível?

O que acontece é que a energia relacional positiva raramente se esgota. Ao contrário da energia física, mental e emocional, esse tipo de energia não diminui depois de ser utilizada. Na verdade, ela é auto aperfeiçoadora e estimulante.

Quando recebemos reconhecimento, apoio e incentivo, a produtividade e a lucratividade são altas. E essa energia relacional positiva se torna recíproca.

Uma abordagem energizante atua como um mecanismo contínuo de energia, produzindo cada vez mais abundância de energia. É um ciclo virtuoso, onde apenas pessoas inspiradoras atuam na busca de um propósito comum.

Estudos sobre liderança positiva demonstram que líderes focados em contribuir para os outros são muito mais eficazes do que aqueles que buscam apenas a sua realização e sucesso pessoal. Empresas com líderes positivos se destacam.

Benefícios da liderança baseada na energia relacional positiva

 

Quando os líderes possuem energia relacional positiva, o desempenho e os resultados são elevados para um novo nível.

Entre os principais benefícios de uma liderança baseada nesse princípio estão:

  1. Alta performance: ao valorizar as competências de cada colaborador, obtemos uma equipe mais motivada e engajada, que produz mais – e com mais qualidade e inovação.
  2. Alcance dos objetivos organizacionais: ao se sentirem reconhecidos, os colaboradores tendem a se comprometer mais com o seu trabalho, se esforçando ao máximo para alcançar os objetivos estabelecidos. Assim, o desempenho financeiro e produtivo também é elevado.
  3. Retenção de talentos: com a valorização e motivação geradas pela energia relacional positiva, os colaboradores têm perspectivas de crescimento e apoio, o que faz com que se sintam satisfeitos e queiram permanecer no ambiente de trabalho.
Energia relacional 5

Como desenvolver a energia relacional positiva?

“Se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar algo mais, você é um líder”.

Esta frase de John Quincy Adams resume de forma exemplar o que é a energia relacional positiva aplicada ao contexto de liderança corporativa.

O objetivo do líder deve ser, acima de tudo, potencializar as competências da sua equipe, para que toda a organização alcance bons resultados.

Mas, afinal, como desenvolver a liderança positiva? Existem alguns caminhos, que se complementam:

  • Busca pelo conhecimento: um líder positivo deve ampliar e atualizar seus próprios conhecimentos, para que possa estimular e capacitar sua equipe. Consequentemente, essa qualificação irá se estender para todos, por meio de treinamentos, cursos e livros.
  • Construção de bons relacionamentos: como dito ao longo do artigo, o cultivo de bons relacionamentos é a base da liderança positiva. Assim, os pontos fortes de cada colaborador promovem o crescimento conjunto e o bom convívio em equipe.
  • Estímulo à expressão dos sentimentos: a energia relacional positiva se estabelece em um ambiente no qual todos têm liberdade para expressar seus sentimentos, ideias e sugestões.

Neste artigo, falamos sobre como a energia relacional positiva é fundamental para que a liderança cumpra o seu papel de estimular o desenvolvimento de cada membro da equipe.

Acima de tudo, a liderança positiva é a busca por bons resultados a longo prazo, por energias que se renovem e inspiram foco, confiança e investimentos em objetivos.

Para saber mais sobre liderança e gestão, leia mais outros conteúdos em nosso blog!

WhatsApp chat